Rádio é a melhor ferramenta para evangelismo na Coreia do Norte, afirma missão
- 03/09/2025
Em um país onde a fé cristã é severamente punida, as ondas de rádio se tornaram o canal mais eficaz para levar a mensagem do Evangelho. Segundo a organização cristã Voz dos Mártires (VOM), as transmissões de rádio continuam sendo uma ferramenta vital e de grande alcance na Coreia do Norte, nação classificada como o lugar mais perigoso do mundo para ser cristão.
Eric Foley, representante da VOM na Coreia, explica que, embora ouvir qualquer transmissão estrangeira seja ilegal e arriscado, “estima-se que 20% dos norte-coreanos possuem rádios onde possam ouvir transmissões em ondas curtas. Essa é uma porcentagem muito maior do que qualquer outro meio de alcançar pessoas para o Evangelho”.
O rádio oferece o sigilo necessário para um ambiente de extrema repressão. “Os norte-coreanos são muito reservados. Mas, quando ouvem algo no rádio que realmente os impacta, há a oportunidade de compartilhar com outros membros da família”, acrescenta Foley.
Estratégia Diante das Ameaças
Recentemente, a diminuição de transmissões de propaganda de governos estrangeiros levantou um alerta: o regime norte-coreano poderia redirecionar sua tecnologia de interferência para bloquear as emissoras cristãs. Foley, no entanto, esclarece que os relatos sobre o fim das transmissões são falsos. “O que é verdade é que as emissoras cristãs estão cientes disso e estamos tomando todas as medidas possíveis para nos prepararmos”, afirmou, garantindo que, apesar do risco, a VOM está inclusive adicionando mais uma transmissão diária à sua programação.
Uma Mensagem que Conecta
Para alcançar o coração dos ouvintes, a VOM desenvolveu um formato aprimorado. As transmissões são conduzidas por locutores norte-coreanos e apresentam ministrações dos primeiros cristãos da península, de uma época anterior à modernização e ocidentalização da Coreia do Sul. “Descobrimos que essas pregações realmente tocaram o coração do povo norte-coreano hoje, porque a situação deles é muito idêntica”, explica Foley.
Além disso, a organização adotou um tom mais amigável e acolhedor, semelhante às rádios locais, e incluiu novos hinos norte-coreanos criados através do “Projeto Himnal”, buscando uma conexão emocional mais forte com os ouvintes.
Frutos e Oração
Segundo a Mission Network News, os resultados da missão são mensuráveis. Um relatório de 2024 revelou que, das 1.460 transmissões realizadas, 89% se mantiveram estáveis, com a maioria recebida com clareza.
Eric Foley conclui com um apelo à oração: “Orem pelos desertores norte-coreanos que, ainda dentro do país, tiveram contato com as transmissões, para que as sementes do Evangelho germinem. Intercedam também para que os ouvintes consigam receber o sinal com clareza e para que todas as tentativas de bloquear as transmissões cristãs sejam frustradas”.
O post Rádio é a melhor ferramenta para evangelismo na Coreia do Norte, afirma missão apareceu primeiro em NT Gospel.