Ex-médiuns alertam cristãos sobre tratamentos médicos ligados ao ocultismo
- 18/09/2025
Nos Estados Unidos, ex-médiuns que se converteram ao cristianismo estão alertando a comunidade cristã sobre tratamentos médicos que, segundo elas, têm raízes no ocultismo.
Jenn Nizza, apresentadora do programa “Ex-Psychic Saved”, e Marcia Montenegro, ex-astróloga e fundadora da “Christian Answers for the New Age”, expressaram preocupação com o trabalho do psiquiatra americano Daniel Amen. Elas aconselham cristãos a serem cautelosos com os tratamentos de tomografia cerebral, livros e outras práticas do médico, que, na visão delas, são influenciadas pela espiritualidade da Nova Era.
Pontos de preocupação
Em um episódio recente de seu programa, Jenn Nizza e Marcia Montenegro discutiram as razões para seus alertas.
- Práticas espirituais: Marcia Montenegro afirma que o trabalho de Dr. Amen é marcado por uma “espiritualidade perturbadora da Nova Era”. Ela menciona a recomendação de práticas como a meditação kirtan kriya, um mantra hindu, e a colaboração em conteúdos sobre sexo tântrico, que se inspira no misticismo hindu e budista. Ambas as práticas, segundo a visão delas, são incompatíveis com o cristianismo.
- Aparência de ciência: O texto destaca que os livros de autoajuda do Dr. Amen podem ser perigosos porque parecem práticos e científicos, mas, para elas, contêm ideias que contradizem a Bíblia. Marcia Montenegro, que já praticou técnicas da Nova Era, descreve isso como uma “falsificação espiritual”.
- Falta de endosso: O texto também menciona que, de acordo com Marcia, os exames cerebrais do Dr. Amen “não são endossados por nenhuma grande associação médica ou psiquiátrica”.
Jenn Nizza compartilhou uma experiência pessoal, mencionando que um conhecido cristão lhe recomendou as Clínicas Amen para sua mãe. Ao ver um vídeo do Dr. Amen examinando uma médium, ela questionou a validade científica da abordagem.
Alerta final
A dupla de ex-médiuns enfatiza que o objetivo não é rejeitar médicos de diferentes origens religiosas, mas sim conscientizar sobre como visões de mundo espirituais podem influenciar o aconselhamento médico.
“A Nova Era em nossa cultura atualmente é uma das espiritualidades mais agressivas e predatórias que existem, porque se tornou tão popular e parece tão útil e boa”, explicou Marcia.
Por fim, Jenn Nizza encorajou os cristãos a “avaliar” e a estarem atentos a práticas que podem parecer benéficas, mas que, no final, poderiam minar sua fé.
O post Ex-médiuns alertam cristãos sobre tratamentos médicos ligados ao ocultismo apareceu primeiro em NT Gospel.